Pular para o conteúdo principal

Neurociências




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Neurociência é o estudo científico do sistema nervoso.
Tradicionalmente, a neurociência tem sido vista como um ramo da biologia. 

Entretanto, atualmente ela é uma ciência interdisciplinar que colabora com outros campos como a educação, química, ciência da computação, engenharia, antropologia, linguística, matemática, medicina e disciplinas afins, filosofia, física e psicologia. 

O termo neurobiologia é usualmente usado alternadamente com o termo neurociência, embora o primeiro se refira especificamente a biologia do sistema nervoso, enquanto o último se refere à inteira ciência do sistema nervoso.

O escopo da neurociência tem sido ampliado para incluir diferentes abordagens usadas para estudar os aspectos moleculares, celulares, de desenvolvimento, estruturais, funcionais, evolutivos, e médicos do sistema nervoso, ainda sendo ampliado para incluir a cibernética como estudo da comunicação e controle no animal e na máquina com resultados fecundos para ambas áreas do conhecimento. 

As técnicas usadas pelos neurocientistas tem sido expandidas enormemente, com contribuições desde estudos moleculares e celulares de neurônios individuais até do "imageamento" de tarefas sensoriais e motoras no cérebro.

Avanços teóricos recentes na neurociência têm sido auxiliados pelo estudo das redes neurais ou com apenas a concepção de circuitos (sistemas) e processamento de informações que tornam-se modelos de investigação com tecnologia biomédica e/ou clínica.

Dado o número crescente de cientistas que estudam o sistema nervoso, várias proeminentes organizações de neurociência tem sido formadas para prover um fórum para todos os neurociêntistas e educadores. Por exemplo, a International Brain Research Organization2 foi fundada em 1960, a Society for Neuroscience3 em 1969, a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento4 em 1976 e a Sociedade Portuguesa de Neurociências5 em 1992.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FÍSICA QUÂNTICA PROVA QUE É O SEU PENSAMENTO QUE CRIA A SUA REALIDADE

O que é ansiedade?

Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. O quadro de ansiedade vem acompanhado por sintomas de tensão, em que o foco de perigo antecipado pode ser interno ou externo. Considerada, até certo ponto, uma reação natural do ser humano, útil para se adaptar e reagir perante situações de medo ou expectativa​, a ansiedade torna-se patológica quando atinge um valor extremo, com carácter sistemático e generalizado, em que começa a interferir com o funcionamento saudável da vida do indivíduo. As causas mais comuns de ansiedade patológica são: Hipertireoidismo; Ansiedade generalizada; Crises de pânico; Fobias; Perturbação obsessivo-compulsiva; Síndrome de pós stress traumático; Depressão; Psicoses; Perturbação maníaco-depressiva. Tipos de Ansiedade Ansiedade Generalizada: Preocupação excessiva e irrealista perante situações rotineiras...