- Valores e Crenças Humanas
Na formação da personalidade, ao longo da infância, nossos registros internos vão criando em nossa mente valores e crenças.
Valores são os agentes motivadores da nossa vida, questões pela quais justificamos nossas ações perante a vida. Quem tem como valor a família, vive para esta, protegendo, amando e buscando sempre estar próximo e não medindo esforços para este fim. Pois a família e a razão de sua vida.
Quando nossos valores são estão em questão, imediatamente reagimos das mais variadas formas, para manter este equilíbrio. Quando tal fato surge, em qualquer circunstância afeta nossos sentidos e colocamo-nos contra ou a favor. Com a percepção de que certos fatos ou situações colidem de forma negativa com um o mais de nossos valores agiremos no sentido de combater este agente, afastando-nos ou rejeitando. Se o dinheiro é um valor estaremos sempre muito atentos no sentido de prevenir perdas e maximizar lucros.
As crenças podem ser fortalecedoras ou negativas. São elas que alavancam nossas vidas e movimentos e são responsáveis por nossas vitórias ou derrotas." Manga com leite faz mal". Uma velha crenças adquirida de nossos antepassados e que nunca questionamos. Mas que não tem fundamentação científica.
Na psique humana estão guardadas milhares de crenças, entre elas muitas delas negativas que impedem o indivíduo de seguir com sua vida de forma saudável, visualizando apenas obstáculos que impedem o progresso de seus planos, promovendo baixa auto estima e sentimentos de inferioridade perante aos outros.
Aquela jovem que olha no espelho e sente tem alguns quilos acima do ideal, fica triste pois segundo os padrões de beleza que mídia divulga tem o sentimento de estar feia, desencadeando outros sentimentos e medos; Não ser aceita, as roupas não ficarem bem, não irá conquistar namorados e daí uma lista sem fim de crenças destrutivas.
Saber decidir é basicamente respeitar nossos valores e questionarmos nossas crenças.
Quando um valor é violado nos causa desconforto, dor de consciência, tristeza e humilhação.
Uma crença deve ser fortalecida quando esta é positiva e repudiada e resignificada e abandonada quando é negativa.
Estas são ferramentas importantes para processo de coaching, que explora as crenças e valores do indivíduo na busca de caminhos para os seus objetivos e metas em busca dos seus sonhos. (Clébio Máck)
Comentários
Postar um comentário